IMUNIDADE DO CORPO

O que é imunidade?


 * Imunidade são os mecanismos utilizados pelo organismo como uma resposta contra substâncias estranhas presentes no corpo. Ela é desencadeada pelo sistema imune, que atua pela ação de células de defesa e pela produção de anticorpos (proteínas produzidas em resposta à presença de antígenos), que agirão contra determinados antígenos.

 * A imunidade é essencial na defesa do organismo contra diversas doenças causadas por agentes químicos ou biológicos, e mantém, assim, a homeostase. Além de proteger, evitando o surgimento de doenças, a imunidade pode impedir que uma doença progrida e atua na identificação ou na destruição de células estranhas, danificadas ou mutantes. Ainda e dessa forma, a imunidade auxilia na prevenção do câncer.

 **A imunidade pode ser classificada em:


•    Inata: o indivíduo já nasce com esse tipo de imunidade, e ela está sempre presente em indivíduos saudáveis. Ela atua de forma rápida, evitando a entrada de microrganismos e combatendo os que conseguem entrar nos tecidos do hospedeiro. É representada por barreiras físicas, químicas e biológicas; por células especializadas, como macrófagos, neutrófilos e células dendríticas; e por moléculas solúveis, como citocinas, quimiocinas e proteína C reativa (PCR, proteínas produzidas principalmente por células do fígado em casos de infecções bacterianas).


•    Adquirida: ocorre após contato com um agente invasor, por exemplo, vírus e bactérias, e é específica contra esse agente. Após o contato, ocorre uma série de eventos que desencadeiam a ativação de determinadas células, bem como a síntese de proteínas. A imunidade adquirida pode ser dividida em humoral (principal mecanismo de defesa contra microrganismos, é mediada por anticorpos produzidos pelos linfócitos-B) e em celular (promove a destruição de microrganismos presentes em fagócitos, ou das células infectadas, e é mediada pelos linfócitos-T). As imunidades humoral e celular atuam juntas na defesa do organismo.


 ** A imunidade também pode ser classificada em ativa, passiva e transferência adotiva, como veremos:


•    Ativa: após a exposição a determinado microrganismo ou toxina produzida por ele, o corpo busca maneiras de combatê-lo. Esse tipo de imunidade é adquirido pelo organismo por uma doença ou pela vacinação, apresentando, assim, uma “memória”;
•    Passiva: o indivíduo receberá os anticorpos já prontos para combater determinados antígenos. Esse tipo de imunização pode acontecer pela transferência de anticorpos da mãe para o feto ou pela administração de anticorpos, via soro, no doente.
•    Transferência adotiva: ocorre pela transferência de células do sistema imune, por exemplo, via transfusão sanguínea. 


 ** Sistema imune


 * O sistema imune é constituído por células conhecidas como glóbulos brancos (leucócitos e linfócitos), tecidos hematopoiéticos (medula óssea, responsável pela produção de células de defesa) e órgãos (linfonodos, baço e timo) atuantes na defesa do organismo. O baço é um dos órgãos do sistema imune.
Além de proteger contra agentes causadores de doenças, como vírus, bactérias, fungos e protozoários, o sistema imune defende o organismo contra o câncer, pois consegue identificar de células estranhas, como as mutantes, e destruí-las.
 
 ** Tipos de respostas imunes


 * A imunização pela produção de anticorpos é denominada resposta imune. Ela ocorre quando o organismo identifica a presença de algum antígeno e de duas formas:


•    Resposta imune primária: o organismo libera no plasma sanguíneo anticorpos específicos contra um determinado antígeno dias após a exposição a ele;
•    Resposta imune secundária: o organismo eleva ainda mais a concentração de anticorpos no sangue. Essa resposta ocorre em uma nova exposição a um mesmo antígeno. Esse mecanismo está relacionado à memória imunológica, na qual células que já produziram anticorpos contra um determinado antígeno retêm essa informação e voltam a produzi-los, de forma ainda mais rápida, quando detectam a presença desse mesmo antígeno.

 ** O que é imunidade baixa?


 * Para que o organismo consiga proteger-se, a sua resposta imunológica deve estar modulada de forma adequada. No entanto, algumas doenças (como a Aids), disfunções (como a diabetes), uma nutrição não adequada e o uso de determinados medicamentos podem contribuir para uma disfunção imunológica, e, assim, o organismo fica mais suscetível a infecções.
 * Essa disfunção é popularmente conhecida como imunidade baixa. Diante disso, é importante detectar o que está desencadeando-a e tentar reverter esse quadro, buscando garantir a defesa do organismo, bem como seu equilíbrio.
 
 ** Como melhorar a imunidade?


 * Uma alimentação saudável e rica em vitaminas é uma aliada da imunidade.
 * Como dito, uma nutrição inadequada pode interferir na modulação das respostas imunes no organismo. Diante disso, é importante que se tenha uma alimentação rica em vitaminas, ingerindo sempre frutas e verduras. Alimentos ricos em cobre, magnésio e zinco também são importantes para a imunidade e estão presentes, por exemplo, em ovos, frutos do mar, castanhas, nozes, amêndoas, fígado, banana e espinafre.
 * Além de uma alimentação saudável, para manter o organismo protegido, é importante a prática de atividades físicas.  * Para um resultado eficaz, deve-se realizar, no mínimo, 30 minutos diários dessas atividades. Além disso, a realização de atividades que evitem o estresse pode ser um grande aliado para um sistema imunológico forte. 

Fonte : https://www.biologianet.com/genetica/imunidade.htm

FAZENDO O TRATAMENTO COMPLEMENTAR

** Vamos fazer o TAPPING**

> Primeiro Passo: Limpe as TOXINAS do seu corpo

< FRASE: ESTOU LIMPANDO TODAS AS TOXINAS DO MEU CORPO (liste tudo o que você comeu, bebeu ou inalou nas ultimas 24 horas, inclusive remédios)

< Faça o TAPPING em cada ponto enquanto vai dizendo a frase acima e pensando na lista.

< Pontos:  I -LM 

> Segundo Passo: Pense o quanto você quer estar imune e com uma saúde perfeita.

 Faça o TAPPING nos pontos meridianos a seguir enquanto repete a frase.

< FRASE 1: ESTOU REMOVENDO TODOS  OS BLOQUEIOS DO MEU CORPO, FORTALECENDO CADA CÉLULA, DEIXANDO MEU CORPO MAIS FORTE, SAUDÁVEL E MAIS RESISTENTE.

Pontos: LM – AN – Q

< FRASE 2 : ESTOU FORTALECENDO CADA CÉLULA DO MEU CORPO, TORNANDO MEU CORPO MAIS FORTE E IMUNE DE QUALQUER VÍRUS OU BACTÉRIAS NOCIVOS A MINHA SAÚDE.

Pontos: ME – LO – C

> Terceiro Passo: Vamos fazer a terapia dos 7 segundos

Essa terapia serve para : Fortalecer o sistema imunológico;

                                          Alinhar e Equilibrar o nosso corpo.

Com o nosso sistema imunológico fortalecido, alinhado e equilibrado ele se torna mais eficiente ao combate para eliminar todo e qualquer vírus e bactérias nocivos à nossa saúde. 

** Vamos ao exercício**

1) Colocar uma mão na testa e outra no crânio ( na nuca)

2) Soltar as mãos e INSPIRAR pelo nariz, enchendo bastante os pulmões.

3) Pressione as mãos de LEVE na testa e no crânio enquanto EXPIRA pela boca até os pulmões ficarem vazios.

4) Enquanto estiver espirando mentalize a frase : ESTOU ELIMINANDO TODOS OS VÍRUS E BACTÉRIAS NOCIVOS DO MEU CORPO.

Volte ao 2 e comece novamente. Repetir o exercício por 7 vezes seguidas, pelo menos 1 vez ao dia.

>ABREVIAÇÕES DOS ALGORITMOS:

 

 

 

                            

> TAPPING - Batidas de leve com as pontas dos dedos nos pontos meridianos indicados.

****Obs. Todo tratamento terá um melhor resultado com a ajuda de um profissional, na pagina inicial você encontra o botão "Atendimentos", lá você encontrará tudo o que precisa para agendar seu horário com a gente, teremos um grande prazer em atendê-lo!****