Medo

 

* Medo é um estado emocional que surge em resposta a consciência perante uma situação de eventual perigo, que pode ser real ou não. A ideia de que algo ou alguma coisa possa ameaçar a segurança ou a vida de alguém, faz com que o cérebro ative, involuntariamente, uma série de compostos químicos que provocam reações que caracterizam o medo.


* Dizem que o medo é um estado de alerta extremamente importante para a sobrevivência humana. Mas o medo é algo inútil que não serve para nada, somente para deixar o ego no controle da sua vida. Uma pessoa quando se expõe a situações extremamente perigosas, arriscando a própria vida, sem medir as possíveis consequências trágicas de seus atos, ela pode ativar o instinto de sobrevivência e não precisa necessariamente ter medo.


* Como o organismo reage ao medo?
* O medo é uma sensação em consequência da liberação de hormônios como a adrenalina, que causam imediata aceleração dos batimentos cardíacos. É uma resposta do organismo a uma estimulação aversiva, física ou mental, cuja função é preparar o sujeito para uma possível luta ou fuga. Antes de sentir medo, a pessoa experiencia a ansiedade, que é uma antecipação do estado de alerta. Como vemos ter medo não é bom.


* Em alguns casos, o organismo reage de forma exagerada ao medo, fazendo com que esse estado de alerta transforme-se em um estado patológico, quando o medo se transforma em fobia que se trata de uma antecipação do medo ou da ansiedade. Sua característica mais importante é o comprometimento da relação que o sujeito estabelece com o mundo que o cerca. No caso da fobia, o medo não prepara o indivíduo para decidir entre lutar ou fugir, ele o paralisa, impede que se relacione com o objeto de seu medo.

* O medo deve ser tratado?
* Não se fala em tratamento para o medo, a não ser nos casos em que ele se torna irracional, como na fobia. Não é um tratamento fácil, requer dedicação de paciente e terapeuta, mas mostra resultados bastante significativos. Outros tratamentos são baseados em teorias, como as que propõem a origem do medo ou da fobia em traumas do passado, reais ou imaginários. Nesses casos, quando se consegue compreender o trauma em seus mais diversos significados, os medos tendem a diminuir significativamente.

FAZENDO O TRATAMENTO COMPLEMENTAR

< Você precisa aprender a controlar a sua RESPIRAÇÃO, o controle da respiração já te ajuda de forma significante.

 ** Vamos RESPIRAR**

 1)  Inspira pelo nariz enchendo bem os pulmões, segure o ar nos pulmões por 3 segundos

  Expira pela boca bem devagar deixando o ar sair sem assoprar, deixando os pulmões bem vazios, segure os pulmões vazios por 3 segundos. Repita por 3 vezes.

 2) Inspira pela boca contando mentalmente até 3, em seguida expire pela boca contando mentalmente até 6. Repita a sequencia por 3 vezes, quando você estiver conseguindo fazer a sequencia com facilidade vá aumentando a contagem 1 ponto na inspiração e dobrando o tempo na expiração. Exemplo Inspira 3 e expira 6 , inspira 4 e expira 8 , inspira 5 e expira 10 .....

** Vamos fazer o TAPPING**

> Pense no que está te causando o medo agora.

> Faça o TAPPING nos pontos meridianos a seguir por + ou - 5 vezes em cada ponto enquanto repete a frase.

< FRASE: ESTOU ME LIVRANDO DE TODO ESSE MEDO

Pontos: LM – AN – Q - AO – AA – C

 

>ABREVIAÇÕES DOS ALGORITMOS:

> TAPPING - Batidas de leve com as pontas dos dedos nos pontos meridianos indicados.

****Obs. Todo tratamento terá um melhor resultado com a ajuda de um profissional, na pagina inicial você encontra o botão "Atendimentos", lá você encontrará tudo o que precisa para agendar seu horário com a gente, teremos um grande prazer em atendê-lo!****